domingo, 29 de junho de 2008
Pílula do dia seguinte
Alguns estudos feitos no Brasil apontam o abuso desse tipo de método. Se de um lado, eles podem facilitar a vida de algumas mulheres, de outro, seu uso indiscriminado pode trazer problemas.
Se as recomendações fossem seguidas de forma adequada, a pílula do dia seguinte (que nada mais é do que uma pílula anticoncepcional em dose mais alta) seria usada apenas em emergências, por exemplo, quando a camisinha estourasse ou quando a mulher se esquecesse de tomar sua pílula convencional.
Em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 1998 e 2005, 38% das adolescentes entrevistadas ( de 16 a 19 anos) já tinham feito o uso da pílula do dia seguinte. Ou seja, não é uma eventual falha de um método convencional que justifica um índice tão alto da contracepção de emergência. Muitos casais não utilizam nenhum tipo de proteção e acabam tomando a pílula do dia seguinte, com freqüência, como único recurso para evitar uma gravidez.
A pílula do dia seguinte não é um método tão eficaz de prevenção. Seu índice de proteção não é tão alto como o da pílula convencional tomada corretamente. Mesmo ingerida nas primeiras 72 horas depois da relação suspeita (período em que tem efeito), ela pode falhar. Dependendo da fase do ciclo em que a mulher está, ela pode trazer também diferentes efeitos colaterais como náusea, vômito, mal-estar, sangramento e irregularidade menstrual.
A pílula do dia seguinte é um recurso importante,que ajuda a evitar uma gravidez indesejada, amas não pode e nem deve ser banalizado.
Fonte: Revista Planeta Mulher
sábado, 28 de junho de 2008
Robótica uma aula divertida e inovadora
O Centro Educacional Änima, localizado na 212/412 norte, é o pioneiro no ensino da robótica. Nas aulas são utilizados kits de robótica da Lego Education, desenvolvidos especialmente para uso em escolas e voltados para um aprendizado prático e integrado. Assim, de uma maneira divertida, alunos vão descobrindo conceitos de matemática, fisica e engenharia.
O curso está na grade currícular da escola desde 2006 e as aulas são ministradas pelo professor Marcelo Molina. “Possuímos alunos que já criaram o que vão ser quando crescerem por causa da aula de robótica. Penso que seja uma das poucas matérias, se não a única, que já possibilita um desvendar de profissões, sejam elas de ciência da computação, ou mecânica ou até mesmo a mecatrônica, ou robótica. Obviamente isso sem querer desmerecer as outras matérias”, completa.
Veja a entrevista do professor sobre o mundo fantástico dos robôs.
Natasha Reis: O que é a robótica?
Marcelo Molina: A robótica na verdade é chamada por dois nomes: Educação Tecnológica, quando é aplicada até a 4ª série,e Robótica Pedagógica da 5ª série em diante. No caso do Änima utilizamos uma parceria com a Lego Education, que é representada no Basil pela EDAcom. Mas, a robótica pedagógica pode ser trabalhada de diversas formas diferentes, até mesmo sem a LEGO. Existem algumas escolas no Brasil por exemplo que utilizam sucata, outras utilizam a concorrência que é a VEX.
NR: E qual é a diferença entre as duas?
Marcelo Molina: A diferença entre a robótica pedagógica e a educação tecnológica é que na robótica já existe um cérebro eletrônico capaz de reproduzir comandos passados de um computador, ou seja os alunos programam pelo computador as ações dos robôs. No caso da educação tecnológica, os alunos estão mais restritos aos mecanismos de engrenagem, polias, motores e estruturas, mas não existe uma parte lógica, onde o robô possa interpretar comandos. Por exemplo, no caso de robôs, podemos montar estruturas que possuam sensores, como de luz e toque, e determinamos que os robôs precisem interpretar o ambiente. Assim, eles podem andar para frente e se encostarem em algum objeto ou parede, eles mudam de ação... dão ré, viram de lado... Na verdade essa ação quem determina previamente é o aluno. Isso dá para o aluno a capacidade de analisar um ambiente geometricamente e pensar em como, na lógica de programação, o robô poderá alternar o seu percurso. Então trabalhamos com os alunos desenvolvendo conceitos de engenharia, de uma forma mais simplificada, obviamente, mas que ele entenda como a mecânica da situação pode funcionar. Que tipos de engrenagens eles vão usar. Que sensores são necessários. Como será a estrutura, de forma que o robô não se desmonte ao andar. A programação é bem fácil. Utilizamos o programa Robolab, que foi desenvolvido em parceria com o MIT (Massachussets Institute of Technologies) e que permite que os alunos programem a partir de uma linguagem iconográfica (por ícones). Então quando o aluno precisa que o robô vá para a frente, ele apenas coloca o ícone do "motor A ligado para a frente" e pronto. Não precisa dos comandos de máquinas tradicionais. Isso cria nos alunos uma apreciação pela estrutura de lógica de programação. Isso, na verdade, desenvolve habilidades nos alunos. Apresenta novas profissões para adolescentes e jovens que ainda nem imaginam o que é o futuro e que profissões poderão utilizar. Possuímos alunos que já criaram o que vão ser quando crescerem por causa da aula de robótica. Penso que seja uma das poucas matérias, se não a única, que já possibilita um desvendar de profissões, sejam elas de ciência da computação, ou mecânica, até mesmo a mecatrônica, ou robótica. Obviamente isso sem querer desmerecer as outras matérias.
NR: Molina quais os conceitos são aplicados na aula de robótica?Marcelo Molina: São conceitos de engenharia civil, Engenharia mecânica e lógica de programação. Em engenharia civil eles observam as estruturas, a melhor forma de criar estruturas firmes, fixas ou flexíveis, que resistam ao peso e a força do robô. Na engenharia mecânica com conceitos de polias, rodas, eixos e engrenagens, que são as responsáveis por permitir os movimentos dos robôs. E a lógica de programação que faz com que o robô possua uma forma de ação, uma base para criar e interpretar o ambiente e um foco de ação.
NR: Como a robótica é aplicada em sala de aula?
Marcelo Molina: Os alunos sentam em grupos de 3 a 4 alunos. Existe uma divisão de funções e cada elemento do grupo possui uma tarefa determinada. O Organizador trabalha com a organização e contagem das peças. O Construtor constrói. O Programador encarregado de programar. O Organizador 2 fica encarregado de estruturar o grupo e ajudar o organizador 1. Eles possuem a revista da Lego, que se chama Lego ZOOM, onde existe um material pedagógico desenvolvido para a faixa etária de cada série e que faz uma abordagem multidisciplinar com as outras matérias. Os alunos possuem 2 horas para estudar a montagem, montar, testar e desmontar.Em algumas aulas possuímos os momentos teóricos onde fazemos a apresentação de conteúdos relacionados com os conceitos tecnológicos.
NR: Além desses conceitos quais as matérias que podem ser estudada nas aulas de robótica?Marcelo Molina: Primeiramente as matérias afins, como matemática e ciências. Depois criamos o link com a geografia, história e educação física.
NR: ciências?Marcelo Molina: Sim, ciências com o espaço. Na verdade toda aula Lego é construída com assuntos das matérias, mesmo ciências e história. Ciências fizemos ótimas parcerias com a Edir (professora de Ciências da escola), ela requisitava e eu construía planetários para a 5ª e 6ª série, o desenho da molécula de DNA para a 7ª, Polias e guindastes e alavancas para a 8ª. Em história fizemos uma parceria com o professor Tiago e criamos as guerras medievais em Lego. Os alunos tiveram que fazer castelos e armas. É interessante porque você acaba trazendo para a aula uma situação viva, real, sobre um fato histórico. Foi show de bola.
NR: Quais materiais são utilizados nas aulas?
Marcelo Molina: Basicamente o material é o LEGO. Raramente usamos outros materiais.
NR: Como são os compeonatos de robótica? Marcelo Molina: Quando contratamos os serviços da Edacom, em 2006, não possuíamos as aulas de robótica. Mesmo assim eles nos ofertaram para participar da FLL (First Lego League) que é um campeonato mundial. Possui etapas nacionais e locais. Participamos em 2006 do FLL que tinha como tema a Odisséia Oceânica e foi realizado no parque Hopi Hari em SP. Quando fomos eu apliquei um treinamento intensivo de 25 dias para os alunos que nunca tinham visto Lego na vida. Chegamos lá e percebemos que não era tão difícil assim. Por uma série de acontecimentos acabamos em 41º lugar, entre 53 competidores, ou seja ainda conseguimos ser melhores do que 12 escolas que já possuíam robótica há muito tempo. E perdemos por problemas de pilha fraca. As competições criam um espírito de equipe e de determinação necessários aos alunos desse nosso tempo. Bem como priorizam o conhecimento científico, ou seja estamos ocupando o tempo e o pensamento dos jovens com idéias e conceitos sobre conhecimento e sobre tecnologia. As competições da FLL também são voltadas sempre para temas importantes para os períodos. A que participamos estava focada em Odisséia Oceânica, ou seja sobre os perigos da poluição dos mares e oceanos,desenvolvendo uma mentalidade muito ambiental para os alunos.
quinta-feira, 26 de junho de 2008
A morte da India Jaiya
A Policia Civil do DF, que conduziu as apurações iniciais, recuou e já não preoriza a hipotese de estupro.
A menina estava com a mãe na casa de Apoio á Saúde Indigena (Casai) e fazia tratamento no Sarah Kubischek.
Angelita Luiza
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Cuidados com a saúde

Apesar de se apresentar em grande quantidade a doença não levanta muita preocupação.
Sua prevenção pode ser através de vacinação, especialmente em idosos e crianças.
Muitas pessoas recorrem ao chá caseiro que há muitos anos é utilizado como remédio das famílias brasileiras.
terça-feira, 24 de junho de 2008
Internautas poderão escolher qualquer extensão para nome de seu site

segunda-feira, 23 de junho de 2008
Carta de despedida
Venho por meio desta, me despedir, ou melhor, dizer um até logo.
Vocês que participaram ativamente deste blog e, indiretamente, da minha vida durante este breve tempo que passamos juntos.
Tudo o que foi escrito foi pensando em você: leitor.
Seja para opinar, para criticar, todos os comentários foram importantes nesta etapa e creio que ninguém ficou sem resposta.
Apesar de ficar mais aliviada às segundas-feiras, vou sentir falta deste espaço de integração com o mundo.
Mas vou continuar postando, agora como colaboradora.
Abraços e até breve
Paula Ruediger
sábado, 21 de junho de 2008
Dia mundial contra o tabagismo
Em alguns lugares existe a lei para os fumódromos lugares reservados para os fumantes, mas já existem pessoas defendendo para que esse tipo de ambiente não exista que seja proibido fumar em lugares fechados.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), fala que quanto mais expostos os jovens estiverem à publicidade do tabaco, mais provável é que comecem a fumar. Mas só 5% da população mundial vivem em lugares onde a publicidade é proibida. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), órgão brasileiro vinculado ao Ministério da Saúde, cerca de 100 mil jovens começa a fumar todos os dias no mundo.
São muitas as doenças que o tabagismo pode causar em uma pessoa como: impotência sexual no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular sem falar nas doenças cardiovasculares e o câncer que são as principais causas de morte hoje no Brasil.
Nas contas da OMS, se não forem tomadas medidas, no fim do século terão morrido 500 milhões de pessoas por causa do uso do cigarro.
A OMS quer que os governantes proíbam qualquer tipo de propaganda, inclusive indireta, do cigarro, um produto que mata metade de seus consumidores.
sexta-feira, 20 de junho de 2008
PMDF CBMDF PCDF e DETRAN DF

Hoje podemos contar com a ajuda do CIADE quando precisarmos de ajuda de emergência, antes quando o cidadão precisava dos números 190, 193 teriam muito mais tempo de espera para resolver seu problema, agora podem contar com a CENTRAL INTEGRADA DE ATENDIMENTO E DESPACHO (CIADE). Uma vez que ligar para qualquer tipo de emergência a central encaminha para as viaturas o chamado sendo ela civil ou militar, agilizando o atendimento ao cidadão.
Mas a questão é que o CIADE, esta mudando também os atendentes, antes quem atendia os chamados eram policias e bombeiros, agora o serviço foi terceirizado. Os chamados Tele-Atendentes, estão sendo treinados para a substituição dos policias e bombeiros. A duvida de muitos especuladores é se vai dar certo, o Diretor do CIADE, Tenente Coronel Adauto Gama, acredita neste sucesso e acha que lugar de policia é na rua, ajudando a população pessoalmente e não por telefone, e diz também que as pessoas não devem se preocupar, pois ainda terá policias na central para sempre dar apoio aos tele-atendentes.
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Vício em internet
Os que tém esse tipo de vício não dorme não come, não trabalha e vive em mudo paralelo, onde tudo que o importa está do outro lado da tela, a internet além de prender a pessoa ela acarreta sérios problemas de saúde como: problemas de postura, lesões por esforços repetitivo, obsidade, e tamém incapacidade de concentração, solidão, alteração de sono e apetite, desajuste nas relações familiares, escolares e sociais.
A internet é um mundo aberto sem limites, muitas vezes os jovens se tornam viciados porque ela alimenta outros vícios que ela já possuem. Quando bem utilizada, a internet pode ensinar muita coisa, quem consegue levar o aprendizado virtual para o mundo real usufrui de muitos benefícios e facilidades.
Angelita Campos
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Cuidados com a seca

Nesta época do ano as queimadas são mais frequentes. Evite queimar lixo e jogar pontas de cigarrro em locais próximos a áreas verdes. Beba bastante água para não desidratar. Não tome sol entre 10 às 16 horas. Não exceda no consumo de comidas gordurosas prefira alimentos leves, frutas e liquidos.
Siga essas orientações e aproveite o inverno quente do Distrito Federal.
terça-feira, 17 de junho de 2008
Saiba o que ocorrerá na 3ª temporada de Heroes

Claire, a líder de torcida, não será a única personagem adotada. Segundo o site E! Online, essa promete ser a grande novidade.
Além disso, a personagem Mônica, prima do Micah, estará de volta à série. Mônica aparece nos primeiros episódios em Nova Orleans e sua história terá relação com o filho de Niki.
O E! Online avisa: West, o namorado de Claire, não deve voltar ao elenco de "Heroes", pelo menos não agora. Para tristeza de alguns fãs.
A terceira temporada da série estréia nos Estados Unidos em setembro deste ano. Por aqui, você acompanha "Heroes" pelo canal a cabo Universal, todas as sextas-feiras, às 21h e às 22h, e pela Rede Record todas segundas-feiras às 23h45.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Kit básico de maquiagem

Se você estiver se sentindo mal, deprimida e for como a maioria das mulheres. Maquie-se.
A maquiagem pode fazer milagre fisicamente e psicologicamente.
Com técnica a chance de errar diminui drasticamente, com os produtos certos ela é ínfima.
Começamos com uma boa hidratação para seguram a maquiagem, neste caso soro fisiológico gelado também é uma ótima opção.
Depois passamos uma base, que deve ser translúcida, a não ser que a sua intenção seja aparentar estar com uma máscara. O pó é interessante para dar um efeito aveludado, porém no dia-a-dia pode-se optar por usar o pó ou a base.
Uma das melhores bases é a da Chanel (eu recomendo), porém em Brasília é difícil, se não impossível, encontrá-la, diante deste cenário outra marca boa é a da Natura e é nacional.
Corretivo, ótimo para esconder olheiras, defeitinhos e para iluminar.
O blush, sim este mesmo usado desde o tempo da vovó, é item imprescindível na maquiagem da mulher moderna, para manter a pele com ar de saudável sem expô-la aos raios nocivos do sol.
Se os olhos são o espelho da alma, o rímel da Lancôme é a melhor moldura para ele e claro, o demaquilante bi-fásico para a área dos olhos da mesma marca, sendo necessário para evitar os “olhos de panda” do dia seguinte. Porém, fica a critério escolher um que não seja a prova d´agua, desde que não dê bolinhas, que é mais fácil de retirar.
Lápis fica a gosto do freguês, passado por dentro dos olhos diminui o olhar, por fora aumenta.
Na boca muito brilho, de dia, de tarde, de noite... Cintililantes, gloss, balm, tudo está permitido, desde que usado com critério e que o conjunto não fique over.
Se você se interessou pelo assunto, seguem alguns links abaixo para saber mais.
http://feeds.feedburner.com/MaquiagemSemSegredos
http://guerreirainlondon.blogspot.com/2007_05_01_archive.html
http://diadebeaute.wordpress.com/tag/queimador/
sábado, 14 de junho de 2008
Ecopedagogia uma nova visão
A ecopedagogia, termo que significa educação sócio-ambiental, é um movimento político que respeita os princípios de resgate cultural, histórico e ético do cidadão.
Esse projeto virou a paixão de uma aluna da Faculdade JK que participa da ONG Círculo de Giz, parceira da Universidade de Brasília (UnB), divulgando a ecopedagogia para ser estudada em sala de aula e na formação de novos professores.
O projeto visa a priorizar as vivências da prática educativa escolar e cotidiana por meio das atividades socioeducativas e interdisciplinares, permitindo que educadores e educandos posicionem-se com responsabilidade, compromisso, ética e cidadania, colaborando na resolução das situações-problemas diversas inerentes à educação brasileira. A ecopedagogia poderá propiciara construção dinâmica dos conhecimentos e as experiências interdisciplinares para o desenvolvimento de hábitos e atitudes como o discernimento crítico das contribuições positivas e negativas da globalização para a educação contemporânea; a discussão dos temas transversais contextualizados no processo de ensino-aprendizagem; a reflexão crítica e ativa referentes às situações-problemas coexistentes no planeta e violências no geral; desigualdades sociais; preconceito racial; degradação ambiental; e outros. E como fazer para resolvê-los.
“Esse tipo de educação deveria ser estudado mais em sala de aula e na formação de novos educadores, pois hoje existe uma grande preocupação com a questão social e ambiental em sala de aula, Trabalhos com reciclagem, poderia ser um ponto desenvolvido por alunos para eles perceberem quanto tempo leva algo para se decompor no meio ambiente, a importância de separar o lixo, de reciclar um papel e outros projetos a serem desenvolvidos”, explica a aluna, que prefere não se identificar.
O projeto democratiza as informações educativas referentes à preservação socioambiental por meio de campanhas a curto, médio e longo prazos e promove a valorização das competências artísticas e culturais inerentes ao movimento de ecopedagogia. “O curso de pedagogia deveria acrescentar essa visão para melhorar a formação do aluno”, acrescenta a estudante.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Distrito Federal primeiro lugar na lista do Ideb
Para o ana de 2009, o secretário pretende implantar o plano de aceleração do aprendizado e a educação integral para as crianças que estão em séries incompativeis com a idade.
Fonte: Correio Braziliense
Angelita Luiza
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Saúde pública

terça-feira, 10 de junho de 2008
Carros supersônicos

Estamos na era dos carros supersônicos?
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Banalidades
Deveria existir um aparelho que transcrevesse nossos pensamentos para o papel... a mão não acompanha.
Pensamentos são como areia, quanto mais tento agarrá-los, mais eles me escapam...melhor escrevê-los.
Filhos atrapalham a arte de pensar.
Preciso beber uma tacinha de licor para agüentar o dia.
Às vezes imagino uma matéria inteira, M-A-R-AV-I-L-H-O-S-A, na hora de passar para o papel NADA.
Já pensou banalidades? Poste aqui!
Paula Ruediger
domingo, 8 de junho de 2008
Governo, rodoviários e donos das empresas de ônibus se reúnem na Residência Oficial em Águas Claras, para chegar em possível acordo.
O sindicato propõe aos empresários um reajuste salarial de 20%, e carga horária de trabalho reduzida para 6 horas. Mas os donos das linhas querem reajuste de apenas de 10% e que a jornada de trabalho dos motoristas e cobradores aumente 40 minutos.
O governador Arruda disse que não haverá aumento na passagem de ônibus, já que a margem de lucro dos empresários já é de 5% , porque houve aumento do número de passageiros por quilômetro, e diz que este percentual deva ser passado à categoria.
O governo declarou que se houver greve nesta segunda-feira, 50% dos ônibus de cada linha deverão rodar normalmente. Caso contrário os responsáveis deverão pagar multa diária de R$ 200 mil.
Thiago Silva
sábado, 7 de junho de 2008
Violência nas escolas públicas do DF
Em protesto à crescente onda de violência nas salas de aula do Distrito Federal, 600 pessoas se reuniram ontem no CEF 4 de Ceilândia pedindo policiais nas escolas.
Um levantamento do Sindicato dos Professores (Sinpro- DF), em parceria com a Policia Civil, revela que seis professores são agredidos por semana nas escolas públicas do DF. Em um carro de som do Sinpro-DF, professores fizeram seus desabafos e anunciaram o lançamento de uma campanha pela paz para o próximo dia 17.
De mãos dadas, alunos e professores circundaram a escola em um abraço simbólico pelo fim da violência.
Fonte: Correio Braziliense.
sexta-feira, 6 de junho de 2008
quarta-feira, 4 de junho de 2008
E ainda pode piorar

O transporte coletivo de Brasilia viveu essa semana mais um capitulo da greve dos rodoviários. Segunda - feira dia 2 de junto não foi visto nenhum ônibus circulando entre as cidades. Os rodoviários juntamente com o sindicato não cumpriram o acordo que prevê 60% da frota funcionando caso ocorra paralisão da categoria.
Quem saiu de casa para ir trabalhar teve que contar com muita paciência para esperar algum transporte para chegar ao serviço. Para quem teve teve sorte ainda conseguiu lugar no transporte pirata. Este que saiu lucrando com esse caos.
Governos e empresários já anunciaram que no momento não haverá aumento nas passagens e nem reajuste salarial. A população é a que mais sofre com essa situação tendo que arriscar suas vidas em transportes piratas sucateados.
Uma solução deve ser tomada.
Até quando a população terá que aguentar tanto desrespeito?
Marcilene Araújo
terça-feira, 3 de junho de 2008
As Crônicas de Nárnia 2 assume liderança das bilheterias brasileiras
Em sétimo lugar está outra estréia da última sexta, “Um amor para toda a vida”, com público de cerca de 8.600, e a aventura “Homem de Ferro”, com Robert Downey Jr., que estava na segunda posição, caiu para a quarta. A produção já atraiu cerca de 2,6 milhões de espectadores desde sua estréia, há cinco semanas.
Confira abaixo o ranking completo do Brasil. (fonte: G1)
1. “As crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian”
2. “Indiana Jones e o reino da caveira de cristal”
3. “O melhor amigo da noiva”
4. “Homem de Ferro”
5. “Speed Racer”
6. “Efeito dominó”
7. “Um amor para toda a vida”
8. “Quebrando a banca”
9. “Três vezes amor”
10. “Treinando o papai”
Assista ao trailer do filme 'As crônicas de Nárnia - O príncipe Caspian'
Crônica de uma jornalista
Envolvida em temas como dislexia, natação, judô, reunião na escola, festinha de aniversário (pessoal)...ufa! E SIATE, SIOUV. SICLI, BACEN, CCS (trabalho). Tento encontrar um tema legal para escrever.
Durante a semana compro várias revistas (beeeeeeeeeeem ecléticas) procurando algum assunto interessante e pasmem o que descubro: não sei quem é o arquiteto cult da atualidade, não sei qual é o fotógrafo sensação de Brasília, não conheço Rupert Murdoch (acho que este era obrigatório eu saber!), não sei o que é globetrotter, não conheço as socialites e não saberia me portar na corte brasiliense.
Jardin des Tuileries? Crèmerie? Pont-neufe? Châtelet? Enólogo? Sommelier? Sabia que é permitido levar vinho em restaurante e que é simpático dar gorjeta à eles? E que ao cabelereiro também? Eu nunca dei...
Diante das dificuldades de produzir me pergunto: eu sou jornalista? Sou um engodo?
Na última tentativa de encontrar material, lá vou eu domingo para frente da TV. Engraçado, semana inteira sem ver televisão e olha as máterias que encontro: caso Isabella (ainda isto?), violência no trânsito (de novo?) e matérias sobre índios localizados no Acre (importância à parte, o assunto já foi discutido a semana inteira na internet para eu postar no blog como novidade!).
Escuto um choro, finjo que não ouvi, de novo, meu marido olha feio para mim, agora não tem jeito....fica para a próxima semana.
Paula Ruediger
domingo, 1 de junho de 2008
JORNALISTAS FORAM REFÉNS DE MILÍCIA NO RJ
O jornal que os ex-reféns trabalham, diz que os repórteres passam bem e esse tipo de ação contra os jornalistas é intolerável.
José Mariano Beltrame, secretário de segurança, diz ainda que policiais que participam dessas milícias cometem crimes duas vezes.
Fonte: G1 Globo.com
sábado, 31 de maio de 2008
Beleza e Bem Estar
"Eu acredito em amenizar as olheiras com produtos caseiros". Essa é a opinião da dermatologista Carolina Ferolla (SP). Ela explica que, assim como as famosas rodelas de pepino, que agem como adstringente e antiinflamatório, os chás são realmente eficazes na hora de suavizar as áreas escuras logo abaixo dos olhos.
Mas é preciso usar o de camomila, já que ele é rico em bisabolol, substância que promove hidratação natural, acalma e clareia as manchas. O chá verde também funciona, pois possui ações antioxidantes. Porém todos eles precism estar gelados para que exista redução de inchaço. "Muita gente não sabe, mas outra boa opção é fazer uma compressa de guaraná gelado. Pode-se misturar um pouco de água para diminuir o gás e depois aplicar as compressas sobre os olhos. O guaraná ativa a circulação diminuindo o inchaço das pálpebras", explica.
Conheça uma boa dieta para os solteiros
Com exceção de quem gosta de cozinhar, as pessoas que vivem sozinhas costumam se alimentar em horários pouco regulares, além de consumir produtos industrualizados em maior quantidade.
De acordo com a nutricionista Elsy Oraa, essas pessoas precisam ter muito cuidado com problemas como a obesidade e o colesterol alto.
Uma boa dica, segundo ela, é diminuir a ingestão de alimentos ricos em gorduras animais encontradas em carnes vermelhas, queijos amarelos e produtos embutidos como o salame. As frituras também devem ser evitadas, assim como as bebidas alcoólicas.
Outra dica importante é fazer um bom café da manhã: o desjejum deve ser farto e variado, e conter muitos laticínios e cereais. Para o almoço, a nutricionista recomenda os grelhados e a comida japonesa (como o sushi). "Se a pessoa optar melo macarrão, deve escolher molhos pouco gordos, como o de tomate". À noite, a refeição deve ser leve, como um sanduíche natural ou uma sopa.
Fonte: Portal Terra
Dicas para o final de semana
No Espaço Cultural Mosaico - 714/715 Norte, Bl. D, Lj. 16
Andréa Costa e Thiago Casado contam a história de três casais que vivem os altos e baixos do amor. Local: Asa Norte - - - Data: Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 20hPreço inteira: R$ 20
Preço meia: R$ 10De: 23/05/2008Até: 01/06/2008
Fronteiras
Montagem do novo texto do argentino Santiago Serrano, que aborda o vazio da existência. Direção de Guilherme Reis. No elenco, Chico Sant'Anna e Sérgio Fidalgo.Local: Espaço Cena - 205 Norte, bloco C, loja 25, - Asa Norte - 3349-3937Data: De quinta a sábado, às 21. Domingo, às 20hPreço inteira: R$ 20Preço meia: R$ 10De: 22/05/2008Até: 15/06/2008
Festa Junina em comemoração aos 40 anos do UniCEUB. Barracas de brincadeiras e praça de alimentação com barracas de comidas e bebidas típicas. Shows de Geraldo Azevedo e Banda, Trio Siridó e Pé de Cerrado.
Ingressos: Lojas Free CornerLocal: Asa Norte - - - Data: Sábado, às 20hPreço inteira: R$ 15 (mulheres) e R$ 25 (homens)De: 31/05/2008Até: 31/05/2008
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Inscrições serão aceitas só até o dia 6
As inscrições para o processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) referente ao segundo semestre deste ano poderão ser realizadas até as 21h da próxima sexta-feira, dia 6 de junho. Os estudantes deverão acessar o site www.mec.gov.br/prouni.
Ao todo, o programa do governo federal oferece 119.529 bolsas, sendo 45.198 integrais, 15.196 parciais (de 50%), 30.253 complementares (de 25%) e 28.882 adicionais (sem isenção de impostos para as instituições).
Como funciona
O ProUni concede a estudantes brasileiros de baixa renda e que não possuam diploma de nível superior bolsas de estudos para cursos em instituições privadas parceiras do MEC. Em contrapartida, o governo federal oferece isenção de alguns tributos às escolas que aderem à iniciativa.
Também podem participar do ProUni alunos portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública.
No caso dos professores, eles concorrerão a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Requisitos
Para concorrer ao ProUni, o candidato deve:
• ter obtido nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado;
• ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral;
• comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50) para concorrer à bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 1.245) para a bolsa parcial (50% do valor da mensalidade) ou mesmo para bolsa complementar de 25% – nessa modalidade, os outros 75% restantes da mensalidade são custeados pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para disciplinas consideradas prioritárias, como Medicina, Engenharia, Geologia, Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Biologia, além de cursos do Catálago Nacional de Cursos Superiores Tecnológicos do MEC (ver em www.mec.gov.br/setec).
Vale dizer que os limites de renda citados não se aplicam aos professores.
Pré-seleção
A pré-seleção dos estudantes que se inscreverem nesse processo seletivo considerará a média entre as notas obtidas pelos alunos nas provas objetiva e de redação do Enem 2007.
O MEC divulgará, no dia 11 de junho, por meio do site do ProUni, a primeira chamada. Aqueles que não forem contemplados nessa primeira lista deverão conferir se obtiveram a classificação na 2ª ou mesmo na e 3ª chamada, previstas para serem reveladas, respectivamente, nos dias 7 e 17 de julho.
Informações
Confira abaixo a portaria do MEC que regulamenta essa nova edição do ProUni. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.
SANDRO JORGE
quinta-feira, 29 de maio de 2008
O projeto Mala do Livro chega na estação do Metrô da Praça do Relógio.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Manhãs infernais.

A população que circula em Brasília com seus veiculos nos horários de pico têm enfrentado enormes congestionamentos ficando até duas horas nas rodovias. No Distrito Federal a frota de carros já alcançou a média de 1 milhão de veículos circulando nas cidades.
Para complicar essa situação caótica dois acessos ao Plano Piloto estão passando por reformas, a via EPIA e a EPTG. Com essa situação insustentável motoristas perdem a paciência e cometem infrações ao forçar passagem pelos acostamentos e canteiros.
Estudos são realizados para amenizar os engarrafamentos diários que os brasileiros enfrentam no dia-a-dia. Segundo o Detran algumas dessas medidas seria o rodizio de carros e que as pessoas utilizassem com maior frequência o transporte coletivo deixando o carro em casa. Pode - se observar nos congestionamentos que vários veículos estão apenas com o motorista, neste caso as pessoas que têm o mesmo destino poderiam ser organizar e utilizar o apenas um veículo para irem ao serviço. A preocupação seria se isso não se tornaria em transporte pirata.
O Distrito Federal necessita de um plano emergencial para reduzir essa desordem pois além da população o meio ambiente agradece.
Marcilene Araújo
terça-feira, 27 de maio de 2008
Funcionária do mês

Núbia Nascimento
Oportunidade para estudantes inadimplentes renegociar a dívida com FIES

Para os contratos que originalmente não exigiam fiador, deverá ser providenciado um novo, cuja renda mínima não seja inferior ao dobro do valor da nova prestação calculada. Isso vale para todos os contratos.
No ato da renegociação, o estudante deverá efetuar o pagamento correspondente a, no mínimo, o valor da nova prestação calculada e de eventuais custas processuais e honorários do advogado.
A renegociação será realizada mediante assinatura de Termo de Renegociação e o prazo terá início na data da assinatura do termo.
A renegociação será permitida uma única vez para cada contrato. Caso o aluno fique inadimplente após a renegociação, o contrato será objeto de execução de dívida pelo agente financeiro.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Base aliada ao governo quer a recreação da CPMF
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontém os empresários pela a campanha que realizaram contra a prorrogação da cobrança da Contribuição Financeira (CPMF).
Fonte: Correio Braziliense
terça-feira, 20 de maio de 2008
"Bizarrices"
alguns
deles são capazes de fazer. É cada coisa... muitas bizarrices.
Aluno aproveita aula prática de botânica para plantar maconha
Os professores da faculdade Matthaei Botanical Gardens, em Michigan, mandaram os alunos fazer um trabalho plantando ervas e vegetais que dessem uma vez por ano ou que fossem perenes. Segundo a polícia, um funcionário da escola encontrou plantas estranhas sobre uma mesa quando monitorava o projeto dos alunos. Foi publicado no jornal "Ann Arbor News", que 11 pequenas plantas suspeitas de serem maconhas foram apreendidas da estufa da faculdade. As ervas estavam misturadas ao projeto, no qual estão envolvidos cerca de 80 alunos. Amostras foram enviados à polícia para testes.
Estudantes presos por assalto a banco culpam preço da universidade
Dois estudantes alegam que as altas anuidades em suas universidades os levaram a assaltar um banco. Eles se declararam culpados das duas acusações de assalto qualificado e seis acusações de seqüestro. Com máscaras e armas, Butler e Avery roubaram US$ 130,000 do Valley Central Savings Bank, no subúrbio de Reading, no dia 17 de julho, afirmou o assistente da promotoria do condado de Hamilton, Brian Goodyear.
Estudantes são operados após ficar com 'cola eletrônica' presa na orelha
Médicos da cidade de Qingdao (porto do leste da China) tiveram de operar dois jovens universitários que tinham colocado em suas orelhas pontos eletrônicos para que pudessem fraudar exames educacionais, informou a imprensa local. Aparentemente, este aparelho - do tamanho de um grão de arroz - tornou-se muito popular na cidade, onde é vendido clandestinamente na rua ou pela Internet.
Fonte: Portal G1 (http://www.g1.com.br/)
